Etiquetas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROJETOS DA CANDIDATURA DE HUGO VAZ


O CEMITÉRIO DA FREGUESIA E A SUA OCUPAÇÃO:
Temos como certo que um dos primeiros desafios que nos será colocado será a resolução deste problema. A nossa estratégia passa inicialmente por uma auscultação da população em geral, donde se irá estabelecer a base de intervenção, ouvindo primeiro o povo. Na sequência disto será criado um comité de aconselhamento, representativo da população em geral, e solicitando a integração do representante da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Gondar. A intervenção que vier a ser feita terá necessariamente que ter por base um amplo consenso da população. O que neste momento podemos garantir é que, seja de que maneira for, o cemitério terá que ser alargado e que o tempo urge para o mesmo acontecer. Por enquanto não há certezas mas no tempo oportuno será divulgado um projeto inicial.

O INCENTIVO ÀS ARTES:
É do nosso intuito criar o Centro de Artes, Ofícios e Tradições que basear-se-á na partilha de conhecimentos entre Artesãos e Aprendizes. Dando especial atenção ao barro negro sentimos que é do nosso dever torná-lo num produto certificado, apostando no seu registo enquanto património cultural da freguesia de Gondar. Relativamente à Associação Recreativa e Cultural da Tuna de Gondar, é de valorizar o esforço que tem tido para trazer aos jovens, e aos não tão jovens, a possibilidade de aprenderem e praticarem essa vertente lúdico-cultural que é a música. Da mesma forma nós queremos dinamizar áreas como o teatro acima referido, mas também a dança, a escrita e as artes plásticas e, para que possamos dar a mostrar e conhecer os talentos escondidos dos gondarenses, estimularmos o espírito criativo e competitivo dos mesmos através do Concurso de Jovens Criadores e o Concurso dos Artistas Locais. Para além disto estaremos abertos a novos projetos e ideias oportunas que tragam dinamismo e melhorem a nossa freguesia e apoiaremos os projetos já desenvolvidos e enraizados na freguesia.

O MUSEU RURAL DE GONDAR
A reintrodução e dinamismo do Museu Rural de Gondar é um dos pontos abrangidos no nosso programa na área da cultura. São várias as formas que poderemos utilizar para que o mesmo não caia em esquecimento. A começar pelos mais novos podemos promover com as escolas e ATL's visitas de estudo e de lazer. Com a criação do Roteiro do Património podemos chegar a turistas e até mesmo a residentes. Para além disso é nosso interesse criar e dinamizar espaços de exposições artísticas e culturais, festas tradicionais e encontros musicais sendo que o Museu é uma excelente possibilidade para receber alguns destes eventos.

AS CASINHAS DO LUGAR DO CAVALINHO:
As “casinhas do cavalinho”, foram um projeto da junta de Freguesia de Gondar, financiado pelo PIC LEADERII, tendo havido um acordo com a Dolmen, entidade responsável pela sua utilização e dinamização. Trata-se de propriedade privada, e ao momento, não se prevê necessidade de alocar recursos da freguesia para o seu uso.




Sem comentários:

Enviar um comentário