Etiquetas

domingo, 30 de junho de 2013

«THE TRUTH» SAGRA-SE A BANDA VENCEDORA DO PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES – CONSTRUIR O FUTURO!


«DR: POETA DA RUA ANUNCIA A BANDA VENCEDORA»

A Associação Empresarial de Amarante (AEA) levou a cabo na passada sexta-feira, 21 de junho, o evento “Desfile com Charme”. Pelo palco instalado no Largo de S. Gonçalo desfilaram jovens modelos em representação da “Boutique A Bruxa”, “VAT”, “Púrpura”, “Happy”, “Unique”, “Alta-costura Maria França”, “Traquinas”, “Fadas e Duendes”, “Girassol Kids” e “Tá na Moda”. Ao desfile juntaram-se algumas figuras públicas: Pedro Fernandes, apresentador do programa da RTP, “5 Para a Meia Noite”, Núria Madruga, Joana Caçador, Afonso Vilela e Valter Carvalho, que brilharam na passerelle.
Uma noite que contou com a atuação musical do “Poeta da Rua” e do grupo “Karma”, sendo ainda revelada a banda vencedora do “Projeto Jovens Empreendedores - Construir o Futuro!” da AEA. A concurso estavam quatro bandas, em representação do Colégio de S. Gonçalo (CSG), Externato de Vila-Meã (EVM), Escola Secundária de Amarante (ESA) e Escola Profissional António do Lago Cerqueira (EPALC). Quem conseguisse reunir um maior número de “gostos” na página oficial do facebook da AEA sagrar-se-ia a banda vencedora. Num rescaldo final, a banda da ESA venceu com 3063 “gostos”, seguida do EVM com 2489 “gostos”. Em terceiro lugar, o CSG com 768 “gostos” e, finalmente, a EPALC com 601 “gostos”.

«LUÍS TEIXEIRA, NUNO MARINHO, BRUNO NOVAIS, RODRIGO SILVA»
 Estivemos à conversa com Nuno Marinho, o vocalista da banda vencedora – “The Truth”. Questionado de como surgiu a oportunidade de participarem neste concurso, conta que na escola, ESA, havia um programa semanal, a “Mixórdia de Temáticas”, em que foi possível atuar juntamente com um amigo seu, Bruno Novais: “daí, professores ligados à Associação, lançaram-nos o desafio de participar num “workshop” de música em parceria com o Poeta de Rua. Com a nossa banda, recém-formada, achámos vantajoso participar, até porque iriamos representar a nossa escola”. Luís Teixeira, baixista, Nuno Marinho, vocalista, Bruno Novais, guitarrista, Rodrigo Silva, baterista, ambos alunos finalistas do 10.º ano, gravaram assim o videoclip que lhes daria a vitória. 

DR: «À ESQUERDA, NUNO MARINHO E O TIO, RUI ANDRADE»
Nuno Marinho é sobrinho de Rui Andrade, cantor e ator amarantino, que tem brilhado nos palcos do país e além-fronteiras: “sempre que falam de mim associam-me ao meu tio, principalmente a nível vocal, muitas pessoas acham que estou a adotar um timbre muito parecido com o dele”. Aulas de canto individual nunca teve, frequentou sim, a Escola de Música Sacra de Amarante durante dois anos e meio, tendo acabado por desistir por não conseguir conciliar tudo, até porque o nosso entrevistado não dá cartas apenas no mundo da música, já que é também jogador de futebol profissional, na primeira divisão distrital da A.F. Porto, atualmente, no F.C. Lixa. Em relação aos ensaios da banda salienta que “se o nosso horário estiver mais livre durante a semana, chegámos a fazer três ensaios, para além de todo o trabalho de casa”, confessa. 

 

Dos vídeos colocados no youtube tem recebido ótimos elogios, designadamente de Pedro Abrunhosa que elogiou a adaptação do seu cover «Eu não sei quem te perdeu»: “É uma excelente versão. Gosto imenso da tua voz: timbrada e afinadíssima, um vibrato muito bonito. Quem me dera cantar assim!”, destacou Abrunhosa. No meio de tanto talento há ainda o desejo de ser arquiteto, ou não fosse aluno de artes.
Com tantos ensaios e jogos de futebol, diz que no dia da gravação do videoclip promocional, ao aquecer a voz apercebeu-se que estava a ficar afónico, chegando mesmo a ficar sem voz: “mesmo assim, esforcei-me muito para fazer um trabalho bom. Sabia que não iria ficar excelente, mas pelo menos bom teria de ficar”. Sobre a sensação de subirem ao palco na noite de 21 de junho descreve um momento único: “quem me dera voltar a pisar o palco, e se pudesse estaria lá toda a noite a cantar. O público foi excelente, e foi para nós os quatro uma boa nova experiência, para além de ter partilhado o palco com os “Karma” e o “Poeta da Rua”, grandes nomes da música em Amarante”.
Quanto a projetos para o futuro, admite que quando tiver idade gostaria de participar num concurso de talentos na televisão, como o “Ídolos”, e quem sabe gravar um álbum, sempre com o apoio incondicional de toda a sua família e amigos.

Texto: Ricardo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário