Etiquetas

domingo, 30 de junho de 2013

GONDAR: FESTAS EM HONRA DE S. JOÃO BAPTISTA

«BAILE DE S. JOÃO»
O S. João é uma das festas populares que mais gente atrai para as ruas da cidade, com grande destaque para as cidades do Porto e de Braga. Também pela cidade de Amarante a tradição se mantém viva em alguns locais, como é o caso da freguesia de Gondar, mais concretamente no Lugar de Vilela, que há vários anos tem vindo a organizar “as noitadas de S. João”. Bem junto à Capela de S. João Baptista, pertença da Casa da Barroca, da família Brochado, ergue-se anualmente um palco, que trás às gentes da região o grande baile de S. João. Quem ali chega encontra uma cruz em pedra, que segundo reza a história faria parte de um calvário que ali tinha início. Neste pequeno templo que data do século XVIII, encontra-se a imagem barroca, em madeira, do patrono S. João Baptista.
Das tradições locais para além da sardinha assada, regada com o belo do vinho verde da região, das fogueiras de S. João, fazem ainda parte «as travessuras de S. João»: caixotes do lixo, vasos de plantas e até carros de bois não escapam aos jovens, que se divertem a organizar essas brincadeiras, pela noite a dentro.
Este ano a festa prolongou-se ao longo de todo o fim de semana, com atuação de Micael Vingança e Élvio Correia, que animaram quem se quis juntar ao baile.
Texto: Ricardo Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário