Etiquetas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CARVALHO DE REI: FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO


Todos os anos, no terceiro domingo do mês de junho, a população de Carvalho de Rei organiza a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora do Castelo. Situada bem no alto da Serra do Castelo, num ambiente bucólico convidativo à contemplação da natureza, ergue-se a capela da “senhora de azul vestida”, que por estes dias recebe dezenas de visitantes.
As celebrações tiveram início na noite de sábado, dia 15, com a habitual reza do terço, presidida pelo padre da freguesia, Pe. José de Sousa e Castro, bem como a celebração dominical. Na tarde de domingo, pelas 16 horas, realizou-se o clamor, desta feita, presidido pelo Pe. Manuel Vilar, com a adesão de vários paroquianos da freguesia de Gondar e arredores.
“Ó Senhora do Castelo,/ Senhora de Azul Vestida/ Tens o menino nos braços/ Do milho segura a espiga. No teu castelo altaneiro/ Onde tu moras para sempre/ Tens um lugar reservado/ No coração desta gente. Aqui vimos, Mãe Querida/ Junto da tua ermida/ Com a nossa devoção. Recebe dos teus filhos,/ A caminho para os céus,/ Nossa fé, nossa oração” (Pe. João, 1991).

Texto: Ricardo Pinto

EDIÇÃO JORNAL AMARANTE 20-06-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário