Etiquetas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

«EXCERTOS…» A 3 DE NOVEMBRO NO CICLO CULTURAL DA UTAD

«EXCISÃO»

O Ciclo Cultural da UTAD com sede no Departamento de Letras, Artes e Comunicação apresentará a partir do dia 3 de novembro a exposição «EXCERTOS…» da autoria do pintor amarantino, Fernando Barros, no seu espaço-galeria.

Fernando Barros inicia-se no Desenho e na Pintura ainda em adolescente, embora fruto das responsabilidades familiares e profissionais na área comercial o tivesse desvinculado da sua paixão pela arte, para a “agarrar” de forma autodidata, com toda a dedicação e sensibilidade, num desejo comunicante através do traço e da cor, nos primeiros meses do ano de 2006.

O sentido da sua obra conhece um novo capítulo de materialização e dimensão do sonho, frequentando as Oficinas Livres da Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas desde 2008, numa busca constante pela compreensão da sua individualidade criativa e uma melhor consciência das suas capacidades de expressão ao lado de nomes sonantes da pintura em Portugal, como os Mestres Paulo Cardoso, Teresa Silva e Alberto Péssimo.

Para trás diversas exposições individuais e coletivas que marcam um trabalho em que Marc Chagall e Jean-Michel Basquiat surgem como ídolos de referência para o artista.

De 3 a 18 de novembro toda a academia poderá assistir à exposição de 7 obras que por um lado refletem as grandes fontes de inspiração, tais como Agustina Bessa – Luís e o poeta Teixeira de Pascoaes.

De forma a “provocar os estudantes da universidade”, Fernando Barros, apresenta em exclusivo na universidade, a sua mais recente obra, Excisão, procurando com isso levar os alunos a refletir sobre a mensagem transmitida pela tela.

A data de abertura da exposição está marcada para o dia 3 de novembro pelas 11 horas da manhã, contando ainda com a leitura de alguns poemas da poetisa Bárbara Matias alusivos à exposição, ditos pela aluna Andreia Magalhães.

Sem comentários:

Enviar um comentário