Etiquetas

domingo, 26 de junho de 2011

FRANCISCO ADAM E ANGÉLICO VIEIRA ... A TRAGÉDIA 5 ANOS DEPOIS

"Salvem-no!” O estado do carro, destruído contra dois eucaliptos no fim de um recta, era tão grave que os bombeiros tiveram dificuldade em acreditar que alguém tivesse conseguido sair com vida da amálgama de chapa. O rapaz, que estava de pé na estrada, voltou a dizer o mesmo. “Eu estou bem, consegui sair. Por favor, salvem-no.” Mas era impossível ajudar Francisco Adam.




Ontem de madrugada, ao regressar de um bar na zona de Coruche, na companhia de dois amigos, o actor que interpreta o papel de ‘Dino’, o galã de coração mole dos ‘Morangos com Açúcar’, perdeu o controlo do carro num cruzamento e, em segundos, a vida. Francisco tinha 22 anos.

O despiste aconteceu pelas 03h50 perto do Campo de Tiro de Alcochete, onde se cruzam, quase perpendiculares, as estradas nacionais 118 e 119. São duas rectas e o Renault Clio cinzento e último modelo conduzido por Francisco Adam – que tinha carta há pouco tempo – vinha na segunda. “Parece interminável. Convida a acelerar e provoca muitos problemas”, diz ao CM fonte dos Bombeiros de Samora Correia.

Apesar de não haver explicação para o acidente – cujas causas caberá ao Núcleo de Investigação Criminal da BT do Carregado apurar – os vestígios na estrada permitem reconstituir o brutal despiste. As marcas nos separadores, os sinais dobrados, a casca dos eucaliptos rasgada e os rastos na terra parecem dizer o mesmo: no final da recta da EN119, o carro terá seguido em frente e, depois de embater nos separadores, foi projectado contra as árvores, nas quais bateu com o tejadilho.

Pequenos cartazes espalhados no chão, por entre pneus e bocados de automóveis, anunciam a peça de teatro ‘Les Garçons’. Francisco Adam parece sério, com um bigode fino e os olhos azuis fixos na câmara. Dois sacos com episódios de ‘Morangos com Açúcar’ foram encontrados ali perto, a pouco mais de vinte metros da estrada.

“A princípio nem queríamos acreditar que era ele”, diz Samuel Gonçalves, um dos bombeiros de Samora Correia chamados para o local. “Tínhamos de fazer o nosso trabalho, mas agora é estranho. Era um rapaz da minha idade. Foi muito complicado”, conta Samuel.

Francisco Adam foi retirado já sem vida do interior da viatura e o corpo seguiu para o Hospital de Vila Franca, onde deverá ser autopsiado hoje, disse Luísa Morais, chefe da equipa de urgência. Osvaldo, o homem de 35 anos que seguia ao seu lado, foi levado ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido à gravidade dos ferimentos. Filipe Viegas, de 21 anos, foi encontrado fora do carro pelos bombeiros e, após passar pelo Hospital de Vila Franca, foi evacuado para Vila Nova de Gaia, onde mora.

Os três rapazes regressavam a casa vindos do Club In-Campo, onde Francisco tinha estado a dar autógrafos. Sílvia Ribeiro, uma das pessoas que estava no bar de Coruche, disse ao CM que o espaço estava cheio e que eram muitos os jovens a pedir autógrafos ao actor. “Via-se que estavam todos felizes, miúdos e graúdos”, contou.

‘Dino’, a personagem de Francisco nos ‘Morangos com Açúcar’, era um fenómeno de popularidade, que não deixava ninguém indiferente. E esta semana, no quartel dos Voluntários de Samora Correia, quando os bombeiros se juntarem para ver a série, como costumam fazer, talvez haja menos sorrisos do que habitualmente.

PERFIL

Francisco Amaro Rodrigues Adam nasceu em Lisboa a 13 de Agosto de 1983, mas desde muito novo foi viver para a Praia de Santa Cruz, Torres Vedras. Começou a sua carreira como modelo na agência Elite Models e mais tarde na On Fashion e participou em várias campanhas publicitárias, nomeadamente em televisão. Depois de ter passado por um ‘casting’ entrou na segunda série de ‘Morangos com Açúcar’, onde encarnou o personagem de ‘Dino’, um jovem rebelde e divertido.

UM CRUZAMENTO PERIGOSO

Se houvesse dúvidas, seriam eliminadas pelos pneus e pelos restos de carros esquecidos numa espécie de trincheira à beira da estrada no cruzamento das nacionais 118 e 119.

A segunda, que vem desde o Infantado, termina num cruzamento perto do Campo de Tiro de Alcochete, após uma recta interminável e convidativa. “Há muitos acidentes aqui”, conta Daniel Varandas, vendedor de fruta com banca a alguns metros do local onde se despistou o Clio de Francisco Adam. “Às vezes, chegamos de manhã e estão aí os carros.”

Em 2004, de acordo com a Direcção Geral de Viação, ocorreram 29 acidentes com mortos e feridos graves na EN118. A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados identificou três zonas perigosas naquela via.

JOVENS SÃO OS QUE MAIS MORREM

Os jovens com idades entre os 20 e os 29 anos representam mais de vinte por cento das mortes ocorridas na estrada no ano passado, revela o relatório anual provisório da Direcção Geral de Viação.

O grupo entre os 20 e os 24 anos, no qual se encontrava o actor Francisco Adam, representa, por si só, 12 por cento das vítimas mortais, enquanto nove por cento dos mortos em 2005 tinha entre 25 e 29 anos.

Os condutores mais jovens têm sido alvo de medidas excepcionais, algumas contempladas no novo Código da Estrada, e são considerados pelas autoridades policiais um dos grupos de maior risco na estrada, quer pela inexperiência de condução quer pela apetência para manobras perigosas.

PORMENORES

HOSPITAL DE GAIA

Um dos ocupantes que seguia no carro do actor Francisco Adam, vítima mortal do acidente, é Filipe Miguel Carvalho Diegues. Tem 21 anos e reside na região do Porto. Foi transferido ontem do Hospital de Vila Franca de Xira para o de Vila Nova de Gaia, onde deu entrada às 13h07 no Serviço de Urgência encontrando-se em observações. Tudo indica que o seu estado não é preocupante. Os pais do jovem, que no hospital aguardavam informações sobre o estado de saúde do filho, recusaram-se a falar ao CM.

PONTE DE LIMA

A peça ‘Les Garçons’ tinha estreado a 26 de Março no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima. Os actores Francisco Adam e Breno Moroni aparecem nos pequenos cartazes de promoção do espectáculo, promovido pela Associação Cultural Unhas do Diabo e com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Depois de duas exibições, a 2 e 9 de Abril, a peça, com voz ‘off’ de Françoise Ariel, deveria regressar à cena a 23 e 30 deste mês. No entanto, e devido à morte do actor, os dois últimos espectáculos vão ser cancelados.

Fonte: Correio da Manhã

19 comentários:

  1. Gostava muito do Dino!
    Andreia

    ResponderEliminar
  2. 1 o francisco agora o angelico :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco obrigado por teres dado toda a emoção aos morangos com açucar

      Eliminar
  3. angelico es muito especial e tu tambem francisco adorovos:(
    ate sempre minhas estrelas

    ResponderEliminar
  4. Mais dois anjinhos no ceu...
    descançem em paz meus irmaos

    ResponderEliminar
  5. agora e angelico vieira

    ResponderEliminar
  6. A 16/04/2006 Francisco Adam a estrela dos morangos na altura morre num acidente brutal, agora passados 5 anos torna-se a perder mais uma vida desta vez Angélico Vieira. mas o pior e o que torna tudo mais revoltante é terem sido dois jovens, F.A com 22 e o A.V com 28. A vida é mesmo injusta, só espero é que isto seja um abre olhos para todos, e que futuramente haja cada vez menos acidentes mortais. R.I.P rapazes, estarao sempre aqui <3

    ResponderEliminar
  7. PARA SEMPRE NO MEU CORAÇAO MEU ANJO, ADORO-TE MAIS QUE TUDO NA VDA FRANCISCO TU SABES DISSO.<3
    PARA SEMPRE ANGÉLICO, ADORO-TE <3

    ResponderEliminar
  8. Angelico isto e um ate já e não um adeus

    ResponderEliminar
  9. Francisco Adam rapaz de grande talento foi muito cedo ainda tinha muita garra pra nos dar e com certeza muitas "Babys" para pegar ja são passados 5 anos mas a vontade de chorar ainda é muita.
    agora pra piorar Angélico também foi embora é muito triste perder pessoas admiráveis e boas apesar de nunca ter tido contacto pessoal com um dos dois, curiosamente Angélico homenageou o Francisco com a musica: meu puto encara a estrada como um perigo ouvi o que eu digo encara a estrada como um perigo" este mesmo perigo infelizmente o levou, muita curiosidade apesar do perigo nós jovens adoramos a adrenalina da velocidade e esquecemos o perigo, mas.... a vida tem dessas coisas, Francisco e Angelico for life!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Dino era um dos personages mas fixe dos MCA. Cuando sobe da noticia fiquei pasmada i muito triste.
    Espero que donde tu estes, veijas como nos te adimiravamos con locura.
    Descança em paz.
    Sempre nos nossos coraçoes <3

    ResponderEliminar
  11. helton filipe domingos luis18 de abril de 2012 às 21:47

    dino man gostei bue do papel interpretado por mesmo,ate hoje tento lembrar na internet nos teus perfis.helton swegg

    ResponderEliminar
  12. sempre no meu <3 F.A E A.V .
    Adoro-vos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Até já

    ResponderEliminar
  13. Agora em 2014 a ver os MCA 3.. sinto mesmo muita falta do dino (francisco) quer onde tu estejas espero que estejas feliz, desde mais pequena que sempre gostei de ti, e para sempre vou gostar ♥ se feliz rapaz e em paz, adoro-te muito.

    ResponderEliminar
  14. Vão ficar sempre no meu coração .... Minha paixões
    F.Adam
    &
    A.Vieira...
    Amovos muito meus bebes ... São a minha vida mas como já não estão ca presentes eu já não estou completa !! Amo vos meus amores

    ResponderEliminar
  15. Na cancao que os D`zart fizeram para homenagear Francisco Adam, Angélico diz "até já Meu Irmao" "Estamos juntos Meu IRmão estamos juntos" isto até parece que Angelico sabia o que lhe iria acontecer.

    ResponderEliminar
  16. Dino agora que vejo os MCA tenho sentido muita a tua falta espero que estejas bem eu te adoro!!!!<3 <3 <3 <3 <3

    ResponderEliminar