Etiquetas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Espírito Indomável - Diana Bastos: Grita, Sente. Genérico da nova novela da TVI

Convite - Marchas de S. Gonçalo (INFANTÁRIO O MIÚDO)

(clique na imagem para aumentar)
O Infantário Creche O Miúdo realizará as Marchas de S. Gonçalo, no dia 04 de Junho, pelas 10h30, no Largo de S. Gonçalo, com a participação das crianças da creche e do jardim-de-infância, acompanhadas pela Banda Musical de Amarante e o coro composto pelos pais e familiares.


Esperamos pela sua presença!

A equipa do Miúdo

Diga lá sr. Contente como vai este país?

Amigos e conhecidos quiseram homenagear Nicolau Breyner: do cinema ao teatro, à televisão, onde até Passos Coelho e Marcelo Rebelo Sousa não faltaram!

50 ANOS DE CARREIRA - NICOLAU BREYNER

Nicolau Breyner - 50 anos de carreira

Espírito Indomável: Nova estreia na ficção nacional: Hoje, 31 de Maio na TVI



Sócrates: quem disser não a Alegre está livre de processo

José Sócrates frisou este domingo que os militantes socialistas que se recusarem a apoiar a Manuel Alegre não serão alvo de sanções disciplinares depois de militantes do partido terem sido vaiados na reunião da Comissão Nacional ao declararem que não iriam votar no histórico socialista.
«Eu quero que Manuel Alegre ganhe»

Marcelo responde: a vantagem de Passos e as fotos da professora Bruna

No habitual comentário de domingo no Jornal Nacional, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu a duas perguntas dos espectadores da TVI. Os dois temas mais solicitados foram a sondagem que deu grande vantagem ao PSD e as polémicas fotos da professora de Mirandela na Playboy.


Com esta última sondagem não quererá Passos Coelho eleições imediatas? (Ana Luísa)

«Pergunta curiosa e actual. Não vai ele agora deslumbrar-se e forçar a queda do Parlamento, que não seria fácil? Eu acho que não, já ontem disse que não. Por duas razões. Neste momento uma crise de Governo era a cereja no bolo, era o agravamento da crise financeira em termos incomportáveis. Para além disso, tomar estas medidas sem o PS no Governo ou de acordo com elas. O Governo PSD sozinho ou um Governo PSD/CDS, nunca vi no passado e seria difícil de conceber com o PS fora. Portanto, era PC, Bloco de Esquerda, sindicatos, inclusive UGT e PS na manifestação. Por estas razões, Passos Coelho fez bem, porque não tem de ter pressa. Ver-se-á no futuro se o PS aguenta no Governo ou não.»

O que pensa da entrevista da professora de Mirandela à revista Playboy?

«Para já, no Facebook, cem mil admiradores da professora. Mas não sei pela boa razão. Ou melhor, é por outras boas razões, mas não necessariamente aquela que vou aqui defender. Esta semana levei à feira do livro de Celorico de Basto Daniel Sampaio. A certa altura ele defendia a educação sexual e dizia que em caso algum uma professora ou um professor de educação sexual deve, mesmo fora das aulas, entrar em pormenores sobre a reserva da sua vida privada. Porque é essa reserva que lhe dá respeito e autoridade a lidar com os alunos. É exactamente o que se aplica neste caso. Isto é, a professora é livre, enquanto pessoa e cidadã, vender a imagem, cabe nos limites da lei, por isso é perfeitamente legítimo. Enquanto professora, perde a reserva de um aspecto fundamental da sua vida privada, perdendo respeito e autoridade perante os alunos. Independentemente de ser professora de crianças até aos dez anos, entendo que com isso afecta o respeito e autoridade. Se tiver outra actividade, não tem nada a ver. Mas nesta perde as características fundamentais».

Teria o mesmo impacto se fosse uma professora numa grande cidade?
«Numa localidade mais pequena tudo é mais próximo e tudo circula mais rapidamente, mas provavelmente numa grande cidade também teria tido impacto ou algum eco era inevitável».

Sondagem: PSD perto da maioria absoluta


O novo líder do PSD surge, segundo o barómetro de Maio da Marktest, à frente nas intenções de votos dos portugueses. Pedro Passos Coelho conseguiria, se as eleições fossem por estes dias, 43,9 por cento dos votos contra 27,6 por cento do PS.
Passos Coelho reúne 44 por cento das intenções de voto (Luís Manso)

domingo, 30 de maio de 2010

Gondar está mais pobre: Morreu Alzira Alves, governanta de mais de 50 anos do Padre António Foz

Amada por muitos, incompreendida por outros, Alzira Alves foi o rosto mais presente na vida do Padre António Foz… Nem todos podemos agradar aos outros, mas um aspecto tem de ficar bem frisado: esta mulher dedicou a sua vida à Paróquia de Gondar… Uma história com mais de 50 anos, que não poderia deixar de ser lembrada neste blogue tão regional!
Tive a oportunidade de privar várias vezes com esta senhora que foi sempre de uma extrema simpatia, atenção e nestas alturas por mais que se fale é impossível transmitir os verdadeiros valores que nos escorrem na alma. Podemos todos continuar a lembrá-la no nosso coração, porque recordar é viver!
Até sempre Zirinha!

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO: Vencedora foi a Alemanha, Portugal ficou em 18.º lugar

FILIPA AZEVEDO: HÁ DIAS ASSIM...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Semanário Sol: ««A Manela não apresenta mais o jornal» - Armando Vara»

«A Manuela não apresenta mais o jornal. Direcção demitiu-se. Mas não digas nada». Foi com este sms que Armando Vara, às 12h26 do dia 3 de Setembro de 2009, informou José Sócrates da suspensão do Jornal Nacional de 6.ª da TVI. Nas respostas à comissão parlamentar de inquérito ao caso PT/TVI, o primeiro-ministro respondeu, porém, que soube pela comunicação social.

«Quando soube que Moura Guedes deixaria de apresentar o Jornal Nacional e da decisão de suspensão do Jornal Nacional? Como obteve essas informações e quem lhas transmitiu?» – questionaram o PCP e o PSD. «Tomei conhecimento disso quando tais factos foram divulgados nos meios de comunicação social» – respondeu o primeiro-ministro.

Segundo uma pesquisa feita pelo SOL, as primeiras notícias sobre a suspensão do programa de Moura Guedes só surgiram depois das 13h daquele dia 3 de Setembro.

Na SIC, a informação surgiu às 13h11 (em nota de rodapé como informação de «Última Hora»). No SOL Online a primeira notícia foi às 13h14.

O afastamento de Manuela Moura Guedes do ecrã foi comunicado a Vara às 12h25 pelo seu amigo e empresário Joaquim Oliveira (líder do grupo Controlinveste, dono do DN/JN/TSF) que lhe pediu reserva pois a notícia ainda não era oficial. Poucos segundos depois, Vara enviou o referido sms a Sócrates.

«É caso para dizermos que o Governo quer encerrar o interior do país»


Jerónimo de Sousa, líder do PCP, está contra o fecho de escolas com menos de 20 alunos e diz que, com esta medida, é caso para dizer que o Governo «pretende encerrar o interior do país», noticia a Lusa.

«Depois do encerramento de centros de saúde, de serviços públicos, de tribunais», o conselho de ministros anunciou a «decisão de encerrar» estabelecimentos de ensino com menos de vinte alunos, disse Jerónimo de Sousa, que falava, na noite de quinta feira, num comício do seu partido em Coimbra.

«Por este caminho, é caso para dizermos, camaradas, que este governo pretende encerrar o interior do país», acusou o secretário-geral do PCP.

Esta medida - «fazendo as contas e alguém as há-de fazer - significará, inevitavelmente mais aprofundamento das assimetrias regionais», destacou.

O líder comunista ocupou, no entanto, a maior parte da sua intervenção com críticas ao PS e ao PSD e à situação económica e financeira do país, resultante, em boa medida, na sua perspectiva, das «políticas desastrosas» daqueles dois partidos.

«Os défices públicos aumentaram não pelos desmandos do sector público, mas sim pelos desmandos do sector privado, designadamente, do sector financeiro», afirmou.

«O Estado e a banca pública tiveram de ir em socorro» do sector privado, mas esta não foi a única causa do défice público, referiu Jerónimo de Sousa, responsabilizando também o PS e o PSD, cujas políticas conduziram «à recessão, à diminuição das receitas do Estado e ao aumento do desemprego».

Carlos Cruz: «Se prenderam Carlos Cruz é porque é verdade».

Carlos Cruz, o ex-apresentador de televisão, quebrou o silêncio ao fim de sete anos e, em entrevista à TVI, falou sobre o processo da Casa Pia que o levou à prisão e a sentar-se no banco dos réus, acusado de abusos sexuais de menores.
Para Carlos Cruz, o facto de ser uma pessoa mediática, dava credibilidade ao processo: «Se prenderam Carlos Cruz é porque é verdade».
«Em todos os processos de abusos sexuais, no mundo, há sempre uma pessoa mediática», defende. «Prender o Carlos Cruz era dar credibilidade ao processo», acrescenta.
Veja aqui toda a entrevista
Tal como escreveu, admite que tentou falar com o Procurador-geral da República, à época, Souto Moura para lhe pedir «uma investigação séria e rigorosa». E porquê? «Porque há muita incompetência no campo da investigação».
Henrique Garcia, o jornalista que conduziu a entrevista, quis saber se «eram todos incompetentes»? Os procuradores, investigadores e juízes, por quem o processo passou pelas mãos?
A resposta do ex-apresentador é clara: «Se lermos o processo e o povo vai lê-lo, porque vou colocá-lo no meu site, vão ver os erros, as mentiras... Havia vontade de me manter preso. Sendo culpado, a história era defensável».
No próximo dia 9 de Julho será conhecida a sentença do mega-processo e se for condenado será «um erro judiciário», afirma o ex-apresentador. Sem admitir suspeitar que isso poderá acontecer, «porque é inocente», Carlos Cruz assume que as alterações de factos aceites pelos magistrados, que presidem o julgamento, são um «indício de condenação».
«Neste julgamento foi provada a minha inocência», defende Carlos Cruz e a acusação «só tem os depoimentos dos rapazes e nada mais», justifica.
Sem colocar em dúvida que os jovens foram, de facto, vítimas de abusos justifica a referência do seu nome e dos restantes arguidos, com excepção de Carlos Silvino, com o facto de «terem aparecido na televisão». Até porque, as «transferências de personagens são muito comuns» e havia um jovem que «nem se lembrava de nenhum nome, só dos rostos».
«Deram-lhes logo 50 mil euros». Na sua opinião «compraram os rapazes para não processarem o Estado».
O ex-apresentador lamentou também que os jornalistas tenham transformado «estes jovens em heróis nacionais» e que «os verdadeiros abusadores se estejam a rir».
«A política é uma porca»
Há um dado objectivo, em especial, neste processo, que Carlos Cruz «não compreende». O facto de Paulo Pedroso não ter sido pronunciado. «Não ponho em causa a sua inocência, mas... os rapazes que o acusam são os mesmo que me acusam a mim, e, por mais crimes», relembra.
Mas se por um lado ressalva a «satisfação» de Pedroso não ter sido acusado, tal como «Ferro Rodrigues e Jaime Gama», Cruz não esquece o discurso de António Costa em relação ao processo, que mudou drasticamente após a detenção do deputado socialista. Algo que comenta com uma expressão Bordalo Pinheiro: «A política é uma porca».
Sem dúvida de que alguém «montou algo contra si», o ex-apresentador suspeita de quem tenha sido «o/os autor/autores». No entanto, «não se atreve a citar ninguém porque não tem provas e não acusa ninguém sem provas».
O motivo do seu encontro com o ex-presidente da República, Ramalho Eanes logo após as primeiras notícias foi justificado com o telefonema «de solidariedade» que recebeu deste.
«Corriam boatos, falavam em testemunhos. Precisei de alguém que me ajudesse a pensar, a organizar a cabeça», recorda.
De Carlos Silvino Silvino assume ter «alguma pena», porque também foi vítima da Casa Pia. Quanto a João Guerra que liderou a investigação disse que ficou «obcecado pela sua pessoa». Costa Macedo é, para si, «uma mulher perigosa» e Catalina uma «fundamentalista, irresponsável».

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Soares admite não apoiar Alegre por questão de «consciência»

Mário Soares só tomará uma posição relativamente a quem apoia como candidato à Presidência da República quando o PS se pronunciar, mas frisou que também pesará a sua «consciência».

«Eu não apoio ninguém se não isso [o candidato que o partido decidir apoiar]. Se for o Manuel Alegre, veremos, mas acho que não, que eu também tenho uma coisa muito importante, que é a minha consciência», disse.

Mário Soares falava na abertura do 16.º Congresso de Medicina Interna, em Vilamoura, onde falou sobre o contributo dos médicos para a República na conferência «Os Médicos da República», refere a Lusa.

Soares: «Líderes europeus não estão à altura da situação»

«Neste momento não quero falar, não tomei posição», reiterou, acrescentando que prefere esperar pelo que dirá o partido para se pronunciar, já que, como militante do PS, é «respeitador» do partido.

«Já houve reuniões com autarcas, deputados, agentes das diferentes federações do PS em todo o país e hão-de chegar a uma conclusão, espero eu», afirmou o antigo chefe de Estado português.

Mário Soares escusou-se também a pronunciar-se sobre a candidatura de Fernando Nobre, afirmando que a imprensa não deve mobilizar-se em torno de um fait diver e de «hipóteses», o que seria «perder tempo».

O antigo estadista frisou ainda que «sempre pensou pela sua cabeça», lembrando o episódio em que suspendeu as suas funções como secretário-geral do partido para não apoiar Ramalho Eanes e que o partido ficou do outro lado. «Não me importei nada com isso, porque pensava segundo a minha consciência e foi o que fiz», notou.

Carlos Cruz quebra o silêncio. Grande entrevista dada hoje a Henrique Garcia, logo após o Jornal Nacional.




O processo Casa Pia chegou ao fim, a pouco mais de um mês da leitura da sentença (a 9 de Julho), e Carlos Cruz vai falar livremente sobre os últimos oito anos da sua vida.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Giovanna Antonelli comemora o 5º aniversário do filho no Rio de Janeiro

Giovanna Antonelli comemorou, esta terça-feira, o quinto aniversário do filho, Pietro, num shopping na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Pietro é fruto do casamento da actriz com o actor Murilo Benício.

Recorde-se que Giovanna Antonelli está grávida de duas meninas de Leonardo Nogueira, produtor da novela «Viver a Vida»./

Tiago não tem lesão muscular e fica com a Selecção


Passou o susto para Tiago. O médio realizou uma ressonância magnética que não revelou qualquer lesão muscular. Vai assim poder continuar com a Selecção para o Mundial 2010.

A Federação revelou que o jogador «vai ser avaliado clinicamente no sentido da integração no grupo de trabalho nos próximos dias», depois do exame à lesão na coxa esquerda contraída na partida de segunda-feira com Cabo Verde.

Boas notícias também relativas a Pepe, que «continua a revelar evolução positiva» e vai agora iniciar a «integração gradual no grupo de trabalho».

Com medo de «Uma Aventura»?



Foto: TVI 24

segunda-feira, 24 de maio de 2010

XV edição dos globos de ouro: Sic - Revista Caras

ARTUR AGOSTINHO HOMENAGEADO COM O PRÉMIO MÉRITO E EXCELÊNCIA!


NA PASSADEIRA DA FAMA, A ACTRIZ BRASILEIRA, TAÍS ARAÚJO

Selecção: Cabo Verde fica a caminho do Mundial (AO VIVO). Hoje, na TVI.

O seleccionador Carlos Queiroz divulgou o «onze» na véspera , e a principal novidade é a titularidade do único representante do Benfica. Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Miguel Veloso e Deco; Nani, Liedson e Cristiano Ronaldo. Será esta a equipa que vai jogar de início.

Mourinho: «Sinto que vou ser outra vez o melhor do Mundo»

Não tem papas na língua e não tem dúvidas. Vai voltar a ser o rei dos treinadores. José Mourinho teve um 2010 «em grande», por isso «não há volta a dar» ao facto de vir a ser eleito o melhor técnico do ano.

«Sinto que vou ser outra vez [o melhor treinador do Mundo]», atirou, em entrevista exclusiva à «TVI». «No ano de 2010 não há volta a dar, os prémios que algumas vezes são duvidosos, a quem se dá, este ano não há volta a dar», continuou, para justificar: «Ganhei as duas competições internas, ganhei a Champions League e vou ganhar os troféus para o melhor treinador do Mundo.»

Apesar disso, Mourinho não se vê à frente de outros. «Não me considero o melhor, considero-me um dos melhores, ao longo destes anos ganhei a Bola de Ouro, Prata e a de Bronze neste último 2009, agora vou ganhar a de Ouro outra vez com naturalidade, é um grande 2010 para mim», considerou.

«Não se sacrifique o país pelo prazer de ver Sócrates na rua»

Marcelo Rebelo de Sousa deixou, este domingo, no Jornal Nacional da TVI, um alerta para quem quer ver o Governo substituído. «Não se sacrifique o país pelo prazer de ver Sócrates na rua», disse.
O comentador falava das suspeitas sobre se o primeiro-ministro sabia ou não das intenções da Portugal Telecom em comprar a Media Capital. «Toda a gente já percebeu que o primeiro-ministro sabia. Ele já confessou que sabia informalmente. Ora, um primeiro-ministro não pode saber informalmente. (¿) Agora, daqui decorre a demissão do primeiro-ministro? Eu acho uma irresponsabilidade», considerou.
«Pensemos no país. As pessoas não estão muito bem a ver a situação da banca, que tem de emprestar dinheiro às famílias e às empresas e ter de ver muito bem onde vai buscar o dinheiro lá fora», explicou.
«Por muito gozo que dê a alguns colegas do meu partido ver José Sócrates corrido, esperem um aninho ou dois aninhos, ou uns largos meses, se querem ter essa alegria. Não se sacrifique o país pelo prazer de ver José Sócrates na rua», apelou, sublinhando que é preciso transmitir uma imagem de credibilidade do país no estrangeiro.

domingo, 23 de maio de 2010

Nunca digas adeus!

Tudo por amor - Beto - genérico novela TVI

A dupla desfez-se: Portugal está mais pobre musicalmente com a perda de Beto. Lusitana paixão! Recorde connosco!



Morreu cantor português Beto aos 43 anos de idade. Até sempre!


O cantor português Beto, de 43 anos, morreu hoje, domingo, em Torres Vedras, vítima de um acidente vascular cerebral, disseram à Lusa fontes da editora Farol.

Nascido em Peniche em 1967, Beto fundou, em 1992, o grupo Tanimaria, que actuava habitualmente no bar Xafarix, em Lisboa.

O cantor chegou a representar Portugal no Festival da OTI em 1998, na Costa Rica, com o tema "Quem Espera (Desespera)", tendo alcançado o 3.º lugar.

Em 2000 foi convidado a gravar um disco com a cantora Rita Guerra, que deu origem ao álbum "Desencontros", apresentado por ambos em tournée por todo o país.

Só em 2003 lançou o seu primeiro álbum a solo - "Olhar em Frente" - que a Associação Fonográfica Portuguesa certificou com Disco de Prata, e que chegou a disco de platina, segundo o site da Rádio Romântica FM, que apoiou o álbum de compilação de temas do cantor.

As suas interpretações ficaram conhecidas através de músicas que gravou para algumas telenovelas, como "Nunca Digas Adeus" ou "Tudo por Amor".
Em 2005 lançou o álbum "Influências", que, em seis meses, foi disco de platina com mais de 30 mil cópias vendidas.

Nos anos seguintes lançou "Porto de Abrigo" e "Por minha conta e risco". No ano passado, a Farol editou o seu disco "O Melhor de Beto".

Memórias esquecidas... Portugal chora a morte de Beto!


A HISTÓRIA CHEGA AO FIM...



RECORDE CONNOSCO AS MELHORES MÚSICAS DE BETO. ATÉ SEMPRE!

Fãs choram a morte do cantor. Beto, a voz que sempre irá ficar nos ouvidos de todos nós!


É com imensa nostalgia que recordamos este romântico de coração que nos deixa aos 43 anos de vida. Até sempre, Beto!

Morreu o cantor Beto. Eterna saudade, Beto!


O cantor Beto morreu este domingo de madrugada após sofrer uma paragem respiratória súbita, num hotel das Caldas da Rainha. O artista tinha 43 anos de idade.
Não lhe era conhecido qualquer problema de saúde.

Bolo de maçã


Apesar do calor infernal dos ultimos dias, não fui capaz de resistir a ligar o forno para preparar este bolo, que, apesar de aparentemente não ter nada de especial, é daqueles bolos deliciosos, optimos para lanches e pequenos almoços saborosos.
Uma sugestão: façam-no esta noite, quando o calor não é tão forte, e no sábado de manhã tomem um pequeno almoço de novela, com direito a bolo e tudo!
Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
(adaptado de "Chocolate&Zucchini" de Clotilde Dusoulier, pág.173)
(chávena utilizada com capacidade de 230ml)

1/2 chávena de manteiga
1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
3 maçãs
2 ovos
canela para polvilhar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Misture depois a farinha, o fermento e o sal envolvendo bem. Derreta a manteiga e misture-a no preparado anterior.
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em 8 pedaços iguais. Barre uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhe com farinha e coloque os pedaços de maçã no fundo, cobrindo depois com a mistura dos ovos.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar dourado escuro. (Veja se está cozido utilizando o teste do palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma alguns minutos antes de desenformar para o parto de servir.
Polvilhe-o depois com canela.

Bom Apetite!

Bloco de Esquerda quer travar barragem no Tua

Heitor Sousa diz que é imperioso recuperar a linha ferroviária do Tua

sábado, 22 de maio de 2010

As memórias da governanta de Salazar em livro


A vida e as histórias da governanta de Salazar são o tema do novo livro de Joaquim Vieira. A biografia da mulher que acompanhou o ditador durante mais de 40 anos conta o quotidiano de Maria de Jesus Freire Caetano e até a paixão não correspondida da governanta pelo homem forte do Estado Novo.
Maria de Jesus tratou das lides domésticas da casa de Salazar entre 1925 e 1970. O contacto diário entre ambos e o mistério que envolvia a vida privada do ditador deram azo a muitos boatos que sobreviveram até aos dias de hoje.
Dona Maria fazia parte de muitas dessas histórias, que são contadas no livro «A Governante ¿ D. Maria, companheira de Salazar», do jornalista Joaquim Vieira.
Na obra, a mulher que acompanhou o ditador confessa a sua paixão pelo patrão, mas nega os boatos de que teria existido uma relação entre ambos.
Apesar do amor não correspondido, a governanta de Salazar era a fiel confidente do chefe de Governo e as suas opiniões chegaram mesmo a influenciar a vida política portuguesa durante o Estado Novo.

Docente vai pagar mil euros por injúria racista a aluno


Um professor de música foi condenado, esta sexta-feira, pelo tribunal de Santarém a pagar uma multa de mil euros pelo crime de injúria praticado contra um ex-aluno, escreve a Lusa.
O tribunal considerou provado que o professor proferiu, a 9 de janeiro de 2008, a expressão «entra lá ó preto», o que terá «lesado a dignidade» do aluno à entrada para a sala de aula e «enxovalhado e humilhado» a criança perante os colegas.
Contudo, considerou que a expressão não pode ser interpretada como conduta racista ou xenófoba por se ter tratado de um acto isolado.
O professor, que foi alvo de um processo disciplinar por parte da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo depois de se ter recusado a pedir desculpas ao aluno, negou em tribunal ter proferido a expressão que originou a acusação.
O processo corria em simultâneo com outro, colocado pelo professor contra a mãe do aluno, que era acusada do crime de difamação agravada, do qual foi absolvida.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sócrates: «Sinto-me dono da economia Portuguesa»!


O bom filho à casa torna. Marecelo Rebelo de Sousa de regresso aos comentários na TVI. Já este Domingo, 23 de Maio de 2010.

SERÁ QUE JÚLIO MAGALHÃES, O JUCA, REGRESSA COM O SEU VELHO HUMOR AO LADO DO PROFESSOR MARCELO? REVEJA ESSE MOMENTO, AQUI, EM EXCLUSIVO!

Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar à TVI. O professor universitário escolheu o canal de Queluz de Baixo para comentar os acontecimentos, nacionais e internacionais, mais importantes.
No fundo, serão «uma panóplia de temas», como explicou Marcelo Rebelo de Sousa.

«Moção de censura do PCP ao Governo»


Partido Comunista Português (PCP) vai apresentar esta terça-feira uma moção de censura ao Governo. Os comunistas condenam o plano anti-crise e as medidas de austeridade acordadas entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho.
Esta é a primeira moção de censura que o governo minoritário do PS enfrenta, estando, no entanto, a aprovação fora de hipótese. O debate na Assembleia da República está marcado para a próxima sexta-feira.
O primeiro-ministro, José Sócrates, já se pronunciou sobre esta moção de censura, considerando «lamentável e condenável» a posição de «irresponsabilidade total do PCP».

Sócrates: há sinais de que desemprego «está a abrandar». DESEMPREGO ATINGE VALOR RECORDE. Paradoxo, não?

domingo, 16 de maio de 2010

Miúdos e graúdos é o delírio: Numa Numa - Chipmunk

Chávez é a estrela de filme de Oliver Stone


O Presidente da Venezuela anunciou no sábado que vai faltar à Cimeira UE-América Latina, nos dias 17 e 18 em Madrid, mas é a estrela de «Ao Sul da Fronteira», o novo filme de Oliver Stone, que será num evento à margem da reunião.

«Não dei a mão ao Governo, dei a mão ao país»


Pedro Passos Coelho, líder do PSD afirmou em entrevista ao «Jornal de Notícias» que, se há meio ano fosse ele o primeiro-ministro, teria evitado a actual situação de crise.
O líder laranja disse também que ao chegar a «acordo» com Sócrates «não deu a mão ao Governo, deu a mão ao país».
Na mesma entrevista ao JN, Passos Coelho disse que o partido social-democrata quer flexibilizar o mercado de trabalho e que os impostos só descem se o Estado emagrecer.
Para o líder dos sociais-democratas o apoio ao pacote do executivo de José Sócrates evitou ainda uma ida para eleições antecipadas. Até porque, o PSD «não quis desforra política do PS». Teria sido mais fácil provocar eleições antecipadas, mas isso, na sua opinião «seria pior para o país».
Mas este acordo, significa também que o PSD estará mais vigilante em relação ao Governo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Avé - Maria

Amiga Nossa Senhora


A gente pode ter muitos amigos
Sinceros, assim como são os meus
Mas porque é que quando mais é preciso
Chamamos, sempre a amiga lá do céu

Nas horas mais dificeis que vivemos
Seu nome, nós dizemos tanta vez
E ela responde a tudo que pedimos
E diz-nos sempre sim, nunca talvez
É a maior amiga que nós temos
Pra quem não sabe eu vou, dizer porque

Quem que nos ajuda noite e dia
Nossa Senhora
Quem é que nos acode a todo instante
Nossa Senhora
Quem é que nos protege e que nos guia
Está smp ao nosso lado vida fora
Só esta amiga chamada Maria
Nossa Senhora

A gente pode ter muitos amigos
Daqueles, que até dão tudo por nos
Mas porque é que quando mais é preciso
A virgem, vem primeiro á nossa voz

Por tudo, o seu nome nós dizemos
Por fé e por saber que Ela nos quer
E não nos abandona, nós sabemos
Vai guarda-nos pra sempre até morrer
É a maior amiga que nos temos
Pra quem não sabe eu, volto a dizer

segunda-feira, 10 de maio de 2010

10 DE MAIO 2010: PARABÉNS AO BLOGUE RICARDO PINTO: 1.º ANO DE ANIVERSÁRIO



MAIS DE 1410 MENSAGENS PUBLICADAS


119 SEGUIDORES ATÉ AO MOMENTO


MAIS DE 153220 VISITAS.


ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS


Ministro das Finanças admite subir impostos. Aproveita o facto de metade do país estar embriagado com a vitória do Benfica e zás...


O ministro das Finanças admitiu esta madrugada, em Bruxelas, a possibilidade de aumentar os impostos se a medida for necessária para assegurar a consolidação orçamental e a confiança em Portugal nos mercados financeiros, uma ideia que tinha sido rejeitada por José Sócrates , no último debate quinzenal.
Veja aqui a reportagem em vídeo Governo estuda ainda imposto especial sobre todos os salários
«Se tiver de ser feito um reforço acrescido da consolidação orçamental, se tiver de haver aumento de impostos, teremos de recorrer a soluções dessa natureza, sendo elas necessárias», disse Fernando Teixeira dos Santos, citado pela Lusa, no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (UE).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Papa «feliz» por visitar «querido povo de Portugal»

Rouba o gravador e põe-se a andar!? Estranho, para que quererá ele o gravador?! Veja as justificações:




Deputado do PS filmado a furtar gravador a jornalistas. Mais um atentado à liberdade de imprensa!


O deputado do PS Ricardo Rodrigues foi filmado a furtar um gravador dos jornalistas da Sábado que o entrevistavam, no Parlamento. O deputado açoriano não gostou das perguntas que lhe estavam a ser feitas e não hesitou em levantar-se da cadeira e abandonar a sala, não sem antes levar consigo no bolso das calças o gravador onde estava a ser registada a conversa. A revista Sábado já anunciou que apresentou queixa criminal contra Ricardo Rodrigues, no DIAP de Lisboa.
A entrevista estava a ser filmada, facto que Ricardo Rodrigues não terá tido em conta. Já fora do Parlamento, quando confrontado pelos jornalistas, o deputado recusou-se a devolver o gravador, segundo relata a revista.
No vídeo é possível ver o deputado incomodado com as perguntas sobre a sua ligação, como advogado, sócio e procurador, com Débora Raposo, condenada em 2008 por burla e falsificação de documentos, num caso que defraudou em vários milhões de euros a Caixa Geral de Depósitos de Vila Franca do Campo, nos Açores. E em que ele próprio chegou a ser arguido, mas não acusado.
Alguns momentos depois o deputado deu uma conferência de imprensa no Parlamento onde revelou que interpôs uma providência cautelar contra a revista e que o gravador está junto a esse processo. Em sua defesa, o deputado considerou que as perguntas a que foi sujeito foram proferidas no tom «inquisitório», sobre «falsas premissas».
Ricardo Rodrigues disse ainda que «irreflectidamente» tomou posse de dois gravadores de jornalistas da revista «Sábado» por ter sido sujeito por estes «a violência psicológica» durante uma entrevista.
«Porque a pressão exercida sobre mim constituiu uma violência psicológica insuportável, porque não vislumbrei outra alternativa para preservar o meu nome, exerci acção directa e, irreflectidamente, tomei posse de dois equipamentos de gravação digital, os quais hoje são documentos apensos à providência cautelar que corre termos no Tribunal Civil de Lisboa», afirmou Ricardo Rodrigues.
Ricardo Rodrigues fez esta declaração na Assembleia da República, sem direito a perguntas por parte dos jornalistas e à qual assistiu o líder parlamentar do PS, Francisco Assis.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mês de Maio é o mês do coração!


Cuide do seu Coração

Sabia que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal? E que muitas delas poderiam ser evitadas através da adopção de hábitos de vida saudáveis que ajudam o bom funcionamento deste “pequeno grande órgão”? Se o nosso coração não tiver saúde, também nós estamos privados dela. Neste sentido, deixamos-lhe algumas dicas para reduzir os riscos de contrair doenças cardiovasculares e ter um “coração de ferro”.
Frequentemente, somos responsáveis pelo aparecimento de algumas doenças cardiovasculares. O tabaco, a alimentação desequilibrada, o peso excessivo, o sedentarismo e o stress são factores que contribuem para pôr em perigo o nosso coração. É claro que também existem outros factores de risco que não podemos alterar, tais como a idade, a menopausa, riscos agregados ao sexo masculino e antecedentes familiares de doença cardíaca. Há igualmente que ter em conta os factores de risco que, embora apareçam sem a nossa interferência directa (hipertensão, diabetes, colesterol), são passíveis de ser controlados!
Porém, há um conjunto de hábitos de vida saudáveis que dependem apenas da nossa vontade e que contribuem fortemente para evitar o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Faça uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável, variada e adequada às necessidades individuais, é um factor essencial para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Comer de forma saudável não é difícil, basta apenas usar uma boa dose de bom senso e ter especial atenção a algumas regras básicas.

Um regime alimentar saudável deve ser rico em legumes, frutas, lacticínios magros, cereais integrais, peixe, carnes magras (especialmente de aves), pobre em sal e com uma escolha correcta das gorduras alimentares (de preferência gorduras insaturadas - azeite, óleo de milho, de girassol, de cártamo, de amendoim, ou óleos e margarinas especiais).

É importante beber água sem restrições. Se gosta de beber bebidas alcoólicas, faça-o com moderação (não ultrapassar os 3 dl de vinho por dia, repartidos entre as duas refeições principais), sempre às refeições e nunca com o estômago vazio. As bebidas destiladas (whisky, aguardente, etc.) devem ser apenas consumidas esporadicamente.

Faça exercício físico regularmente

A inactividade física é um importante factor de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, portanto, combata o sedentarismo.

A actividade física é tudo aquilo que implica movimento, força ou manutenção da postura corporal, traduzindo-se num consumo de energia. Assim, mesmo as mais simples actividades diárias como a jardinagem, bricolage, tarefas domésticas, subir e descer escadas, andar na rua, descer na paragem do autocarro anterior à habitual, etc, são benéficas para a saúde do nosso coração. Se tiver possibilidade, escolha uma actividade desportiva de que goste e que possa praticar e…mãos à obra!

O exercício físico, além de dever adaptar-se à idade e aos condicionalismos individuais, deverá apresentar as seguintes características:

Ser praticado, pelo menos, 3 vezes por semana;
Cada sessão deve ter, no mínimo, a duração de 20 minutos;
Deve trabalhar vários grupos musculares dos membros e tronco;
As actividades físicas moderadas e prolongadas no tempo são as mais eficazes, tais como marcha rápida, corrida, ciclismo, natação, ginástica de manutenção, aeróbica, "etc." ;
A duração e a frequência do exercício físico devem aumentar lenta e progressivamente;
A sua prática deve ser continuada no tempo, de pouco servindo actividades isoladas.
Diga não ao tabaco

Os hábitos tabágicos têm implicações graves a nível cardiovascular, designadamente o encurtamento da duração da vida e a restrição na sua qualidade. Os efeitos do tabaco são cumulativos, ou seja, o perigo aumenta de acordo com a quantidade de cigarros fumados e com o tempo em que esse consumo é processado.

O tabaco actua sob o coração através do monóxido de carbono, o qual reduz a capacidade do sangue para transportar oxigénio aos pulmões e a todos os outros órgãos. Actua também através da nicotina, a qual eleva a pressão arterial e o ritmo cardíaco, aumentando o trabalho do coração (cuja capacidade já está enfraquecida pela redução do oxigénio).

Assim sendo,

Se não fuma, não se esqueça: é mais fácil não começar do que parar de fumar;
Se é fumador, apele à sua coragem e determinação e procure ajuda para parar de fumar.
E lembre-se: o tabagismo não só é factor de risco para o fumador, como também para todos aqueles que, não o sendo, estão habitualmente em espaços poluídos pelo fumo do tabaco.

Controle o stress

O stress é inevitável. O dia-a-dia é repleto de situações de stress, às quais, por vezes, não podemos escapar, embora possamos evitar lidar com algumas dessas situações.

Ele é somente prejudicial quando, perante pressões demasiado fortes, ou mesmo pequenas mas muito frequentes, o nosso bem-estar fica negativamente afectado. Então, ao não sabermos fazer face a essas pressões, temos o ambiente propício para a instalação da doença.

Para lidar com os aspectos passíveis de desencadear stress no quotidiano, é necessário distinguir entre o que tem solução e o que não tem, sendo que não vale a pena perder tempo a tentar mudar o impossível.

Controlar o stress é importante para a defesa e valorização da nossa saúde e todos o podemos aprender! Para tal:

Identifique os estímulos exteriores causadores de stress e aprenda a lidar com eles do melhor modo possível, no sentido de diminuir o seu impacto;
Partilhe as suas preocupações;
Aceite que há situações que não pode controlar;
Rentabilize o seu tempo;
Faça exercício físico com regularidade;
Evite o abuso de álcool, tabaco e outras drogas;
Pratique actividades de lazer que o descontraiam.
Seguindo estes conselhos, adopte um estilo de vida saudável, reduzindo o risco de obesidade, hipertensão, colesterol e diabetes e… tenha um coração saudável!


Liberdade no meu blogue!

Subescrevo as palavras de Anabela Magalhães, pelo que irei fazer copy paste do seu blogue!
A blogosfera é um mundo dentro de outro mundo, composto por milhares e milhares de blogues que nascem por todo o lado na net, à velocidade luz, uns assim, outros assado, outros ainda cozido, frito ou estufado.Há blogues de poesia, de literatura, de música, de viagens, de opinião, de educação, de espectáculos, de gastronomia, de pintura, de arquitectura, de escultura, de jardinagem, blogues escolares, blogues profissionais, blogues sobre plantas, sobre fronteiras, sobre projectos de vida... ou outros, de luta, de política e o que mais calhar, que a lista está longe de ser exaustiva.Todos, sem excepção, têm um editor ou um grupo de editores por trás que se constituem como os únicos responsáveis pelos conteúdos aí publicados.É o caso deste. Nasceu de mim. A sua dona sou eu. E faço dele o que muito bem entender. Publico o que me apetece, entre a ironia política, o gozo pegado para conseguir sobreviver à podridão que observo, o texto mais intimista, o reflexivo, o crítico corrosivo, a anedota pegada, o cartoon de que gosto, a publicidade que eu amo, a música que me acompanha os dias... enfim, publico pequenos pedaços de vida, que podiam ser do gosto de qualquer outra pessoa, mas que reflectem o meu ou, melhor dizendo, os meus, porque eles são muitos e variados.Continuo a amar escrever, descoberta tardia, mas ainda a tempo de teclar de carago neste teclado de letras já gastas pelo martelar constante impresso pelas minhas mãos.Há quem desconheça este mundo. Há quem desconheça o mundo da Internet por completo e baralhe tudo entre páginas pessoais, blogues, facesbooks... eu sei lá o que isso é!E o desconhecido assusta. Mete medo.E voltamos aos blogues e à blogosfera que é feita deles.Um blogue é um diário de bordo. On-line.O seu editor faz dele o que muito bem lhe apetecer. Pode até pintar a manta ou fazer o pino se for essa a sua vontade. E isto é muito atractivo. Principalmente no Portugal de hoje onde, paradoxalmente, os atropelos à liberdade de expressão já foram bem menos.Continuemos, pois, enquanto me der um gozo pegado. À rédea solta.

domingo, 2 de maio de 2010

Hoje é dia da MÃE

Parabéns Maria Barroso Soares: 85 anos!

Maria de Jesus Simões Barroso Soares faz hoje 85 anos. Aquela que foi primeira-dama de Portugal entre 1986 e 1996 nasceu na Fuzeta a 2 de Maio de 1925.
Enquanto primeira-dama afirmou-se na defesa dos valores da família, com intervenções várias nos países de língua oficial portuguesa. Em 1995 presidiu à abertura do ciclo de realizações do Ano Internacional de Luta contra o Racismo, a Xenofobia, o Anti-Semitismo e a Exclusão social, e em 1997 foi Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Possui duas licenciaturas: em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade, instituição onde conheceu aquele que viria a ser o seu marido: Mário Soares.