Etiquetas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

IP4 uma vergonha! Mal neva cortam logo a estrada. Há falta de meios: Governandor Civil vai solicitar mais meios para o IP4. Será?

O Governador Civil de Vila Real anunciou hoje que vai pedir mais limpa-neves para o Itinerário Principal 4 (IP4), reconhecendo a insuficiência de meios para fazerem a limpeza desta via.
Concessionado à Auto-Estradas 21, o IP4 possui três limpa neves para garantirem a limpeza da via e espalhamento de sal nesta estrada que liga os distritos do Porto, Vila Real e Bragança.
Meios esses que, segundo o Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves, no domingo se revelaram insuficientes.
O IP4, na Serra do Marão, foi cortado ao trânsito domingo de manhã por causa do nevão que caiu sobre a região transmontana, mas a ligação até Bragança manteve-se aberta.
Durante a tarde, muitos veículos ficaram retidos nas zonas do Pópulo, entre Alijó e Murça, e Justes, a poucos quilómetros de Vila Real, com automobilistas a queixarem-se de terem demorado “entre três a cinco horas” a fazerem este trajecto.
Alexandre Chaves defende a necessidade de rever o contrato de manutenção do IP4, um pedido que disse que vai solicitar com urgência à Estradas de Portugal, de forma a que os meios sejam reforçados nesta que continua a ser a principal estrada de ligação de Trás-os-Montes e Alto Douro ao Litoral.
“Isto, enquanto as novas auto-estradas não estiverem em funcionamento”, salientou.
Em construção estão, neste momento, a Auto-Estrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, e a Auto-Estrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.
As principais estradas do distrito, como o IP4, A24 e A7, estão transitáveis mas várias estradas nacionais e municipais continuam encerradas.
Uma das situações mais preocupantes ocorreu em Montalegre, onde dois autocarros e vários camiões ficaram retidos na zona de Vendas Novas.
Em Montalegre, as autoridades espalharam 30 toneladas de sal e conseguiram reabrir as estradas de ligação à sede do concelho.
Por causa da neve e acumulação de gelo, a esmagadora maioria das escolas do distrito de Vila Real estão fechadas e os transportes escolares foram cancelados.
Segundo Alexandre Chaves, apenas abriram as escolas de Chaves e Mondim de Basto, mas estas estão a receber apenas os alunos dos centros urbanos.
Em Valpaços, abriu as portas uma escola primária no centro da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário