Etiquetas

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Barragem de Fridão Amarante - Mau tempo: prejuízo de 40 milhões na agricultura


O director regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo disse esta terça-feira em Torres Vedras que os prejuízos no sector agrícola causados pelo mau tempo rondam os 40 milhões de euros, após o levantamento efectuado junto dos agricultores, refere a Lusa.
«Estamos a falar em mil postos de trabalho [afectados], o que é de grande relevância, e prejuízos na casa dos 40 milhões de euros», afirmou José Canha.
O responsável revelou que dos 600 hectares de estufas «40 por cento estão destruídos na sua totalidade e outros 40 por cento com destruição parcial», afectando sobretudo a fileira dos hortícolas.
O levantamento efectuado aponta também para 100 hectares de morangos com abrigos destruídos, o que «afecta o potencial produtivo» desta cultura.
Telhados de várias explorações pecuárias voaram, pondo em causa o abrigo dos animais, além de estragos em armazéns de apoio à actividade agrícola e em centrais hortícolas.
O director regional revelou que o levantamento vai ser entregue ao ministro da Agricultura, sendo considerado um documento importante para que sejam decididos os apoios para o sector, na reunião do Conselho de Ministros de quarta-feira.
José Canha sublinhou que «para repor o potencial produtivo é preciso pagar» de imediato, já que os agricultores estão descapitalizados e sem recursos para recorrer apenas à linha de financiamento de 50 por cento a fundo perdido, já anunciada na semana passada.
Neste sentido, o director regional admitiu que as instituições bancárias poderão vir a associar-se às medidas a anunciar pelo Governo no sentido de flexibilizar o crédito, através de linhas de financiamento com juros bonificados.
José Calha falava após uma reunião na freguesia de A-dos-Cunhados (Torres Vedras) com 11 associações de agricultores e organizações de produtores, representativas de 500 a 600 agricultores dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário